Vendas: (16) 3605 5599     SAC: 0800 885 7600
Rua Lafaiete, 766              Atendimento via WhatsApp

Unimed Ribeirão Preto orienta sobre novos critérios para exame de COVID-19


Data: 03/07/2020

Unimed Ribeiro Preto orienta sobre novos critrios para exame de COVID-19

A Unimed Ribeirão Preto está na linha de frente do enfrentamento à pandemia do COVID-19, em constante atualização de seus protocolos e seguindo rigorosamente as recomendações e determinações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS.

Há uma ampla divulgação de apenas uma parte das normas da ANS, no que diz respeito a obrigatoriedade dos planos de saúde de oferecerem os exames diagnósticos da Covid 19, o que tem gerado muitas dúvidas. Por isso, vamos esclarecer a seguir:

De acordo com a nova orientação da ANS, de 26 de junho de 2020, a Unimed Ribeirão Preto, além do exame PCR, passa a disponibilizar obrigatoriamente também o teste sorológico, desde que haja SINTOMAS relacionados ao caso (Síndrome Gripal ou Síndrome Respiratória Aguda Grave).

CRITÉRIOS PARA A REALIZAÇÃO DO EXAME COVID-19:

RT - PCR – O PCR deve ser colhido entre o 3º e o 10º dia de sintomas. O exame realiza a confirmação por meio da detecção do vírus SARS-CoV-2 na amostra analisada do paciente, identificando o vírus no período em que está ativo no organismo.

Grupos de Risco para Priorização: Internados, Profissionais de Saúde, pacientes com comorbidades graves independente de idade e pacientes acima de 60 anos com comorbidades.

Teste sorológico (dosagem de anticorpos IgM | IgG) – O exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente que esteja com sintomas há pelo menos 10 dias, segundo diretriz da Sociedade Brasileira de Infectologia. Este exame verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus, a partir da detecção de anticorpos em pessoas que foram expostas ao COVID-19.
*O único laboratório credenciado para realizar este exame será o Laboratório Unimed.

IMPORTANTE: Os exames em clientes que se enquadrarem nos critérios acima só serão realizados a partir de solicitação médica e com guia autorizada em consultório médico ou em uma das unidades do CAC- Centro de Atendimento Coronavírus.

Definições:
Síndrome Gripal com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória ou disfunção olfativa (diminuição do olfato) ou disfunção gustativa (diminuição do paladar).

Síndrome Respiratória Aguda Grave com desconforto respiratório/dificuldade para respirar ou pressão persistente no tórax ou saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto.




Home
Notícias
mapa do site da
unimed ribeirão preto