Como prevenir o câncer de próstata?


Data: 20/11/2018

Como prevenir o cncer de prstata?

Hábitos simples podem ajudar a prevenir o 2º tipo mais comum de câncer em homens

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que causa maior mortalidade no Brasil. Um dado alarmante que deixa claro a necessidade de informar sobre aprevenção e sobre a importância do diagnóstico precoce.

Como prevenir?

A adoção de hábitos saudáveis ajuda a previnir não apenas o câncer de próstata, mas muitas outras doenças.

- Pratique regularmente uma atividade física. Vale até uma caminhada de 30 minutos, no mínimo 3 vezes por semana.

- Alimente-se de forma saudável e equilibrada, com cinco a seis pequenas refeições por dia, ricas em frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais. Evite alimentos com muita gordura.
- Evite o álcool em excesso e o cigarro.

- Mude o ritmo da vida profissional: é preciso buscar equilíbrio entre os diversos papéis que se tem na sociedade e na família. Isso promove felicidade e alegria de viver.

Exames de diagnóstico

Um dos fatores que mais contribui para os altos índices do câncer de próstata é o preconceito. Tratar o exame de toque como tabu dificulta o cuidado e tratamento da doença, se descoberta em estágio avançado. Por isso, deixe o preconceito de lado e comece a cuidar de você.

É recomendado fazer consultas com o urologista e exames regulares a partir dos 50 anos. Caso tenha histórico da doença na família, a idade indicada para isso é 45 anos.

O diagnóstico do câncer de próstata é feito através de dois exames:

Exame de toque retal

É um exame clínico que avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata e tem por objetivo detectar alterações nessa glândula. O médico introduz o dedo no reto do paciente, utilizando uma luva com lubrificante.

Dosagem de PSA

É um exame laboratorial em que a dosagem de PSA (antígeno prostático específico) é medida, analisando a quantidade de uma proteína produzida na próstata.

Deixe os tabus e a resistência de lado. Cuidar da saúde é muito mais simples do que você imagina e, acima de tudo, é o maior gesto de amor à vida quer você pode ter.




Home
Notícias