14ª Jornada de Pediatria acontece neste final de semana


Data: 27/11/2013

14 Jornada de Pediatria acontece neste final de semana

Ribeirão Preto receberá mais de 400 pediatras de aproximadamente 20 estados do país para a 14ª Jornada de Pediatria, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de novembro, no Centro de Convenções. Promovido pela Unimed Ribeirão Preto e organizado pela Oxford Assessoria em Eventos, o evento é destaque no cenário médico brasileiro e conta com o reconhecimento das principais entidades pediátricas do Brasil.

De acordo com a presidente da edição de 2013 da jornada, Dra. Ada D. M. J. Longarini de Mello, a pediatria é um setor da medicina que busca sempre se atualizar para melhorar a integridade física e mental de nossas crianças. “As crianças são importantes para o futuro deste país e para o futuro de nossa nação”, destaca a pediatra.

Neste ano, a Jornada de Pediatria contará com a participação de grandes nomes da medicina brasileira, como Dr. Victor Matsudo, coordenador geral do Programa Agita São Paulo, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, e também de Dr. Jayme Murahovschi, livre-docente em pediatria clínica, autor de vários livros e trabalhos científicos utilizados nos cursos médicos em todo o Brasil.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 5,3 milhões de pessoas morrem todos os anos em decorrência da obesidade. Esta é uma doença cada vez mais presente entre crianças e adolescentes, que passaram a apresentar síndromes metabólicas antes presentes apenas em adultos. De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009, do IBGE, nos últimos 20 anos os casos de obesidade quadruplicaram entre crianças de 5 a 9 anos, chegando a 16,6% em meninos, e 11,8% em meninas.

Além do aumento do consumo de alimentos com alto valor calórico, evidências mostram que a inatividade física por parte das crianças e adolescentes também é um dos fatores que contribuem para o aumento da obesidade. Dr. Victor Matsudo, idealizador do programa Agita São Paulo, destaca que as crianças e adolescentes estão cada vez mais inativos, com brincadeiras em frente ao computador e a televisão.

“Vamos discutir com os pediatras no dia 28, a partir das 13h30, ideias de como trabalhar com a criança e com o adolescente para combater a inatividade física, compartilhando nossa experiência com o Programa Agita São Paulo e o Agita Galera, que tem como objetivo a promoção de atividades que sensibilizem toda a comunidade sobre a importância de uma vida mais ativa”, esclarece Dr. Matsudo.

Na sexta-feira, 29 de novembro, Dr. Jayme Murahovschi, livre-docente da Universidade Paulista de Medicina (UNIFESP). De acordo com o docente, a mortalidade infantil no Brasil caiu extraordinariamente nas últimas décadas e a longevidade aumentou muito. Entretanto, a longevidade está garantida, mas a qualidade de vida não.

“Hoje infelizmente vivemos em uma cultura de pronto atendimento que prejudica a educação em saúde. A puericultura, única coisa que em longo prazo pode levar a uma longa e saudável, deve ser mais presente na infância e adolescência. Não basta ir apenas ao pediatra quando a criança está com uma gripe ou alergia. Muitas das doenças que prejudicam a qualidade de vida em longo prazo são de origem genética. Mas, hoje a epigenética, que é a influencia do ambiente sobre a genética, avalia o macroambiente como nutrientes (alimentos) e complementos, atividade física, meio psicossocial-emocional de uma criança. Esse ambiente é determinante nos primeiros anos de vida, daí a necessidade de uma orientação de puericultura contínua e não só nas doenças”, explica Dr. Jayme.

Os temas deste ano são abrangentes e permeiam toda a pediatria, buscando oferecer uma atualização completa para o médico participante. Além dos destaques acima, os especialistas discutirão sobre nutrologia infantil, vacina contra HPV, que a partir de 2014 será parte do calendário de vacinação da rede pública, e muito mais durante as conferências e mesas redondas. Mais informações e inscrições pelo site: http://www.jornadas.unimedribeirao.com.br/.

Referência em Ribeirão Preto e região, a Unimed Ribeirão Preto há 42 anos oferece à sociedade soluções em saúde e qualidade de vida de maneira ética e socialmente responsável. Com mais de 900 médicos cooperados, a Unimed Ribeirão Preto é parte do sistema de cooperativa médica mais bem sucedido do país.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Unimed Ribeirão Preto
Conceito Comunicação | (16) 3515-0301 | 3916-1902
Sonia Maggiotto | (16) 98136-4310 | sonia@conceitocomunic.com.br
Marcela Barbin | (16) 99707-5560 | marcela@conceitocomunic.com.br




Home
Notícias