Selo Responsabilidade Social

Em reconhecimento à incorporação de ações de sustentabilidade em sua gestão - premissa fundamental para o fortalecimento do cooperativismo, que por sua vez tem origem no progresso social e no desenvolvimento de toda a sociedade, a Unimed ribeirão Preto conquistou o Selo Unimed de Responsabilidade Social 2012, conferido pela Unimed Brasil. A metodologia de avaliação baseia-se em 3 quesitos: Temas de Responsabilidade Social (Valores, Transparência e Governança, Público Interno, Meio Ambiente, Fornecedores, Comunidade e Governo e Sociedade), no Balanço Social modelo IBASE, adaptado às cooperativas, e no Banco de Boas Práticas.

Neste ano, a Comissão Julgadora da certificação foi formada por Arlindo Linhares, auditor-líder da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas); e Vitor Seravalli, consultor especializado em Sustentabilidade com atuação em diversas empresas de renome nacional e internacional, além das integrantes da equipe de Responsabilidade Social da Unimed do Brasil Maike Rothenburg Mohr, Aline Leôncio de Sá e Cristiane Hirota. Cada uma das 90 questões dos indicadores sociais foi avaliada e classificada dentro de três níveis de critérios: Fortaleza, Evolução e Desafio.

A cooperativa recebeu o diagnóstico resultante da análise das informações encaminhadas pela Unimed do Brasil, o que possibilita a visão geral da situação atual da singular e, consequentemente, se configura em uma importante ferramenta para direcionar futuras tomadas de decisão. Muito além de elencar ou classificar as cooperativas do sistema, o processo de certificação do Selo de RS permite auxiliar singulares e federações a constatarem seus pontos fortes e seus desafios em Responsabilidade Social Corporativa, sendo possível ao examinar os resultados, identificar oportunidades de aprimoramento em cada tema abordado, explica o Dr. Vanderlei Fellippe de Almeida, coordenador de Responsabilidade Social da Unimed Ribeirão Preto.

As singulares participantes da Certificação foram classificadas em 4 Estágios de profundidade de Responsabilidade Social. A Unimed Ribeirão Preto foi qualificada no nível 2, o que significa que cooperativa está evoluindo na área da Responsabilidade Social e a mesma já faz parte da gestão estratégica do negócio. A nova certificação do Selo de Responsabilidade Social 2012, conferida pela Unimed do Brasil, bem como os selos adesivos que podem ser usados publicamente serão entregues durante o SUESP, evento organizado pela Federação das Unimeds do Estado de São Paulo.