Orientações e boas práticas na utilização do seu plano

a) Como passar em consulta médica?

O beneficiário deverá escolher o médico cooperado que consta no guia médico da Unimed Ribeirão Preto, que está disponível no site www.unimedribeirao.com.br; digitar o número do seu cartão magnético Unimed ou escolher a sua rede; buscar a especialidade desejada; ligar no consultório do médico e agendar sua consulta.

No dia e horário marcado, o beneficiário deverá comparecer no consultório tendo em mãos o seu cartão Unimed e um documento de identificação pessoal com foto.

Em caso de cartão desmagnetizado ou na falta do mesmo, o beneficiário deverá apresentar uma autorização que será emitida somente em uma das Unidades Presenciais de Atendimento: Plano Particular/Associação, à Avenida Itatiaia,1150; Plano Empresarial ou Intercâmbio, à Rua João Penteado, 704, de segunda à sexta-feira das 07h30min às 17h30min.

a.a) Como proceder em caso de desistência?

Caso haja algum imprevisto, desmarque sua consulta o quanto antes. Assim, as secretárias poderão disponibilizar o horário vago para que outra pessoa possa cuidar da saúde.

b) Como solicitar autorização de exames

O médico cooperado Unimed durante a consulta, verificando a necessidade de solicitar exames irá fazer o pedido através do sistema eletrônico que retornará um protocolo com a mensagem de autorizada ou pendente de liberação. No caso de pendência de autorização, o cliente receberá uma mensagem de SMS com o retorno da análise de auditoria do protocolo.

Na impossibilidade de gerar o pedido médico via sistema eletrônico, o médico cooperado poderá fazer o pedido manual na guia de Serviço Profissional / Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia e o beneficiário/cliente deverá dirigir-se ao atendimento presencial nos endereços: Rua Itatiaia, 1150 (Planos Individuais, Familiares e Associações) e Rua João Penteado, 704 (Planos Empresariais e Intercâmbio).

Em casos de pedidos de médico não cooperado (particular), o cliente deve dirigir-se também às unidades de Atendimento Presencial.

c) Como solicitar autorizações clínicas e cirúrgicas

O médico cooperado Unimed, verificando a necessidade de solicitar uma internação clínica de urgência, irá preencher a guia de internação e encaminhar o paciente diretamente ao serviço credenciado.

O hospital encaminhará o pedido para central de internações da Unimed Ribeirão Preto.

Verificando a necessidade de solicitar internação cirúrgica eletiva, o médico irá preencher a guia de solicitação de internação e o beneficiário deverá dirigir-se ao atendimento presencial nos endereços: Rua Itatiaia, 1150 (Planos Individuais, Familiares e Associações) e Rua João Penteado, 704 (Planos Empresariais e Intercâmbio) de posse do pedido médico e do cartão Unimed para análise de auditoria. Após a análise de auditoria o beneficiário receberá um SMS no celular cadastrado com o retorno da sua solicitação.

d) Quando procurar atendimento de urgência/emergência

Deve-se procurar o pronto atendimento em situações imprevistas de urgência ou emergência.

Muitas vezes, em situações repentinas, temos o hábito de buscar um serviço de urgência. Mas, se a situação não apresenta gravidade, o ideal é procurar o atendimento em consultório ou o seu médico de confiança.

Importante: não adie a consulta até que o mal-estar esteja insuportável, busque consultas regulares com seu profissional de confiança.

Mesmo em casos de urgência e emergência, há as situações consideradas mais graves, por isso, os Hospitais têm adotado o Protocolo de Manchester, que divide os pacientes em cinco diferentes níveis de urgência, priorizando o atendimento de quem apresentar quadro de maior gravidade.

Os níveis de urgência são identificados por cores, que vão do Vermelho (emergência) ao azul (não urgente). Este sistema é chamado de “Classificação de Risco” e, por meio dele, o Hospital consegue identificar a prioridade de atendimento e prestar uma assistência com toda qualidade que o cliente necessita.

Saiba como funciona o Acolhimento por Classificação de Risco:

EMERGÊNCIA: é o caso em que o paciente necessita de atendimento imediato ou o mais rápido possível.

EXEMPLOS: parada cardiorrespiratória, insuficiência respiratória grave, convulsão, politraumatismo grave, estado de coma, trauma crânio encefálico grave, choque (alterações circulatórias), ausência de pulso, infarto, grandes queimaduras, crise asmática grave, hemorragia incontrolável, entre outros.

URGÊNCIA: é o caso em que o paciente necessita de avaliação no pronto atendimento, mas não é considerado emergência, podendo aguardar os atendimentos dos casos mais graves.

EXEMPLOS: pequenas hemorragias e traumatismos, desidratação, entre outros.

POUCO URGENTE: é o caso menos grave, que exige atendimento médico, mas pode ser assistido no consultório médico ambulatorialmente.

EXEMPLOS: febre, vômito, dor leve, entre outros.

NÃO URGENTE: é o caso de menor complexidade e sem problemas recentes, deve ser acompanhado no consultório médico ambulatorialmente.

EXEMPLOS: controle da hipertensão, controle do diabetes, avaliação de feridas crônicas, troca de curativo, entre outros.

AGUARDE CHAMADA: neste momento, a classificação de risco não está sendo realizada.

A pessoa deve aguardar a chamado do profissional de saúde.

d.a) Qual a diferença entre Urgência e Emergência?

Uma situação de urgência é aquela que requer assistência médica imediata, com ou sem risco potencial de morte. Quando há ameaça iminente à vida ou sofrimento intenso, havendo necessidade de tratamento médico imediato, trata-se de uma emergência.

e) Divulgação do site da Unimed do Brasil para pesquisa da Rede Nacional de Prestadores

www.unimed.coop.br

f) Modalidades de contratos

Pré-pagamento:
O plano é pago mensalmente, além da co-participação contratual que é a taxa cobrada para cada procedimento realizado pelo beneficiário. O percentual de cobrança está definido em contrato.

Custo operacional
Não há mensalidade. O contratante paga, após a realização, o valor total do procedimento, acrescido de uma taxa administrativa.

g) Informações sobre os contratos:

g.a) O que é carência?

Carência é o prazo, a partir do início do contrato ou das novas inclusões, durante o qual os clientes titulares e dependentes não terão direito às coberturas contratadas.

g.b) Qual o período de carência para os planos regulamentados?

Carências (para todos os planos – individual, empresarial e coletivo por adesão)
As carências começam a vigorar a partir da data de vigência do contrato, conforme abaixo:

Plano Empresarial

Para 30 vidas ou mais na relação inicial, não haverá exigência do cumprimento de carência e para os novos funcionários cadastrados até 30 dias da contratação, também não haverá exigência do cumprimento de carências.

g.c) Qual a cobertura dos planos da Unimed?

Os planos comercializados a partir de 1º de janeiro de 1999, oferecem as coberturas de acordo com a lei 9656/98 e constantes do Rol de procedimentos editado pela ANS – Agência Nacional de Saúde:

g.d) 2º via do boleto

Você pode obter a 2ª via do seu boleto de forma simples, utilizando o site da Unimed.

O processo é bem fácil:

Na Emissão de boletos a listagem inclui somente os boletos em aberto. Assim, você mantém suas faturas em dia e evita transtornos na utilização do seu plano.

Na impossibilidade de acessar o site, poderá solicitar a 2ª via do seu boleto pelo e-mail contasareceber@unimedribeirao.com.br ou dirija-se ao atendimento financeiro na rua: Lafaiete, 789 para impressão da 2ª via do seu boleto.

h) Recomendações gerais

h.a) Cartão Magnético

O cartão magnético agiliza o seu atendimento. Nele estão registrados todos os dados essenciais para realização de consulta e/ou prestação de serviço médico. Ele chega até você desbloqueado. A apresentação dele é indispensável no ato do atendimento, junto com um documento de identidade com foto, sendo que apenas o titular do cartão pode utilizar.

Central de Agendamento de Consultas – 16-36052395

Em caso de dificuldade para agendamento de consultas ou exames solicitados, a Unimed Ribeirão Preto disponibilizou uma Central de Agendamentos para providenciar o atendimento médico solicitado.

ATENÇÃO: O agendamento engloba todos os médicos e serviços credenciados da Unimed Ribeirão Preto, não disponibilizando necessariamente o médico ou local de preferência do cliente. A Central verifica os horários vagos mais próximos e retorna o contato para o cliente escolha, entre as disponíveis, qual a melhor opção.

Você pode agendar pelo site www.unimedribeirao.com.br, central do cliente, agendamento, preencher o formulário.

i) Atendimento de urgência e emergência aos beneficiários em trânsito.

Nos casos de urgência e emergência, os beneficiários poderão obter atendimento diretamente junto aos serviços contratados da Unimed local na modalidade prevista no seu contrato devendo para tanto identificar-se com a apresentação do cartão magnético da Unimed válido e documento pessoal com foto.

O serviço contratado deve pertencer à Rede básica (que atende intercâmbio), não havendo cobertura para atendimento em rede de Hospitais e serviços de tabela Própria ou de Alto Custo.