Voluntários do Sertão 2011 realizam 26.146 atendimentos gratuitos

Voluntários do Sertão 2011 realizam 26.146 atendimentos gratuitos Voluntários do Sertão 2011 realizaram 26.146 atendimentos gratuitos em Carinhanha e Malhada



Mutirão anual, contou com o apoio da Unimed e reuniu 300 profissionais para realizarem, durante uma semana, atendimentos gratuitos em saúde e cidadania, no interior da Bahia.

A Organização Voluntários do Sertão de Ribeirão Preto realizou de 04 a 10 de setembro em Carinhanha e Malhada, as margens do Rio São Francisco, no interior da Bahia, a 11ª edição do Programa que leva atendimento médico e odontológico para a população carente do Brasil. Dos 26.146 atendimentos realizados pela equipe de saúde, 22.191 foram para a população atendida em Carinhanha, 1792 para a população atendida em Malhada e 2.163 atendimentos foram para a populução atendida na Zona rural, mais precisamente em Angico e Barra do Parateca, comunidades ribeirinha e quilombola. A ação contou com o apoio da Unimed Ribeirão Preto, que sensibilizou médicos cooperados para doarem medicamentos e participarem do mutirão.

A equipe de voluntários, formada por 300 voluntários realizou 26.146 atendimentos nas áreas de Clínica Médica, Cardiologia, Pediatria, Ginecologia, Dermatologia, Urologia, Psiquiatria, Oftalmologia, Ultrassonografia, Gastroenterologia, Odontologia, Psicologia, Cirurgia Plástica, Cirurgia Geral, Anesteseologia, Enfermagem e Farmácia. Para completar a ação a Organização distribuiu kits de higiene pessoal e bucal, óculos de grau e todo o medicamento prescrito para os pacientes atendidos. Este ano, uma equipe de educadores, coordenada pela Profª Drª Heliana da Silva Palocci, fez a capacitação técnica de 2500 profissionais da Educação, entre Diretores, Vice- diretores, Professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Coordenadoras Pedagógicas e Equipe Técnica.

Segundo dados do IBGE 2010, Carinhanha tem 28.716 habitantes, e seu IDH é 0,607, com PIB per capita anual de R$ 2.823,32. Já Malhada tem 16.008 habitantes, seu IDH é 0,575 e o PIB per capita anual é de R$ 3.439,45. O Município de Carinhanha, no Estado da Bahia, pertence à Região Econômica do Médio São Francisco, e encontra-se localizada à margem esquerda do rio São Francisco na divisa com o Estado de Minas Gerais. Vincula-se economicamente tanto com o município vizinho de Malhada (situado na margem oposta do rio) bem como com as cidades de Guanambi (distante 111 km) e Bom Jesus da Lapa (distante 141 km) que funcionam como centro de negócios na Região Econômica de Serra Geral e do Médio São Francisco, respectivamente.

O mutirão gratuito de saúde e cidadania é anual. A ação conta com o apoio de empresas e Governo. A equipe de voluntários é composta por médicos de várias especialidades, dentistas, enfermeiros, psicólogos, pilotos, cozinheiros, motoristas, auxiliares administrativos e populares de boa vontade, liderados por especialistas das respectivas áreas. A caravana é composta por caminhões, aviões, e vans que cortam o país e realiza uma maratona de atendimento que dura uma semana e resulta na maior ação de saúde e cidadania do interior da Bahia. Entre os parceiros deste ano estão: FAB (Força Aérea Brasileira) Passaredo, GNATUS, ESSILOR, Gota Dourada, Medley, Unimed Ribeirão Preto, Marinha do Brasil, Grupo São Lucas Ribeirânia e Coca- Cola. Os voluntários estão silenciosamente mudando a vida de milhares de pessoas carentes.

A Organização Voluntários de Sertão foi criada em 2000 pelo empresário baiano Doreedson Pereira, o Dorinho. A ONG realiza atendimento médico, odontológico, pequenas cirurgias, palestras, e distribui kits de saúde e higiene pessoal, gratuitamente para a população carente.

Em onze anos de atuação, a ONG mobilizou 2.800 voluntários e realizou mais de 91.000 atendimentos para pessoas carentes.


Informações adicionais sobre a ação 2011


30 toneladas de produtos transportados.(equipamentos, suprimentos, bagagens e itens para doações).


frota fluvial:
03 barcos da Marinha do Brasil


frota terrestre: 14 veículos
05 caminhões
02 carretas
02 onibus
02 sprinter
02 furgões
01 ambulancia



frota aérea: 12 vôos
06- FAB ( Força Aérea Brasileira)
01 ? Passaredo
05- aeronaves de pequeno porte

300 profissionais:
95 médicos de 13 especialidades
70 profissionais de enfermagem
40 dentistas
14 auxiliares de odontologia
25 psicólogos
15 farmacêuticos
04 Capacitadores, especialistas em Educação
25 Equipe administrativa e apoio
12 profissionais da imprensa

Fonte:
Inserida em: 20/09/2011

Mais notícias: