Dia Nacional do Doador Sangue

Dia Nacional do Doador Sangue Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Dinheiro, agasalhos, alimentos... Esses recursos são fundamentais para a manutenção de uma sociedade mais solidária e, sem dúvida, quanto mais,melhor. Mas, há um outro recurso tão ou mais vital que todos esses e que nos demanda toda a atenção: o sangue. Sem ele não existe vida e, infelizmente, pouca gente se dispõe a doar. Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, e a ideia é estimular essa prática.

Até 5% da população de um país deve doar sangue, segundo recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Brasil está abaixo disso, com cerca de 2%. De acordo com a Fundação Pró-Sangue, a maior parte das pessoas que costumam doar sangue no Brasil são as pessoas que têm entre 18 e 29 anos de idade, representando 37% dos doadores. Em seguida vem o grupo dos 30 a 39 anos (31%), os de 40 e 49 anos (21%) e aqueles acima de 50(11%).

Muitos têm medo ou até aflição em relação à ideia de doar sangue. Mas, o processo é bastante simples, seguro e tranquilo, principalmente diante do grande benefício que é proporcionado. Todos somos sujeitos a precisar de doações de sangue, seja por causa de enfermidades ou até devido a acidentes. E, mesmo com todo o avanço tecnológico e científico da medicina, ainda não existe substituto artificial para o sangue, que é uma mistura de plasma e células, totalizando cerca de cinco litros em adultos, quase 8% do peso corporal médio.

Aproveite esta data e, após verificar se você está habilitado, manifeste sua solidariedade doando sangue nos hemocentros, postos de coleta e núcleos de hemoterapia.

Conheça as características que impedem a doação:
- Idade inferior a 18 anos ou superior a 65 anos 11 meses e 29 dias;
- Peso inferior a 50 quilos;
- Indicação de anemia no teste realizado imediatamente antes da doação;
- Indicação de hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação;
- Indicação de aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento
da doação;
- Febre no dia da doação;
- Gravidez;
- Estiver amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12
meses.


Fonte: Unimed do Estado de São Paulo - Federação Estadual
Inserida em: 25/11/2010

Mais notícias: