Ribeirão Preto sedia 1º Congresso de Pediatria do interior paulista na próxima semana.



Destaque no cenário médico brasileiro, o evento científico conta com reconhecimento da Sociedade Brasileira de Pediatria acontece de 23 a 26 de novembro de 2016




Acontecem nos próximos dias 23 a 26 de novembro de 2016, o 1º Congresso e a 17ª Jornada de Pediatria da Unimed Ribeirão Preto, no Centro de Convenções. Voltado para pediatras que buscam atualização, o evento científico que se consagrou ao longo de 16 edições em todo o território nacional, é organizado por médicos da cidade, sob a coordenação da Unimed Ribeirão Preto. 



O diretor presidente da Unimed Ribeirão Preto, Dr. Álvaro Truite, que também é membro da Comissão Científica e Executiva do Congresso, destaca que entre os temas que serão discutidos por cerca de 600 médicos, estão a questão do uso excessivo de mídia eletrônica, bem como a reflexão sobre a influência das dietas da moda para crianças e adolescentes, como o veganismo, dietas sem lactose e sem glúten, além da discussão sobre como fazer a transição do término da licença maternidade.



ParaDr. Gilberto Gaspar, presidente do 1º Congresso e da 17ª Jornada, este é um momento muito especial para a comissão científica, pois a avaliação sempre positiva dos participantes os incentivou a dar esse passo e proporcionar aos colegas um evento com ainda mais qualidade.



“Temos um cuidado especial para a elaboração das mesas redondas e palestras, com profissionais de renome nacional e experts em suas áreas de conhecimento. Este é o segundo maior encontro científico do Estado de SP na especialidade pediatria em número de participantes”, destaca o Dr. Gaspar.  



Para a abertura do evento, estão confirmadas as presenças do presidente da Unimed Ribeirão Preto, Dr. Álvaro Truite, do Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Dr. Clóvis Francisco Constantino, e do presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Claudio Barsanti.



Presenças Internacionais



A argentina Marina Orsi, chefe do serviço de gastroenterologia, hepatologia e transplante hepato-intestinal do Hospital Italiano de Buenos Aires e docente de pediatria da Universidad de Buenos Aires (UBA) e da Carrera Universitaria del Hospital Italiano, na capital argentina, e o médico especialista de pneumologia pediátrica Alejandro Manuel Teper, chefe do Centro Respiratório do Hospital de Niños “R Gutiérrez” participam do 1º Congresso de Pediatria Unimed.



Dra. Marina Orsi estará presente em dois momentos, durante o congresso, ministrando palestras sobre a alergia alimentar e como identificar a gravidade dos sintomas no tratamento da alergia ao leite da vaca.



Já o médico Alejandro Manuel Teper explanará sobre o uso corticosteroides na asma infantil, apresentando também aos participantes a reflexão sobre o tema “bebê chiador x sibilância vírus induzida”.



Cursos Pré-Congresso



A comissão científica do congresso trará para médicos e profissionais da saúde dois cursos pré-congressos. O Pediatric Advanced Life Support (PALS), uma oportunidade para que profissionais se certifiquem no suporte avançado infantil, e o CANP - aprimoramento em nutrição pediátrica.



O objetivo do PALS é capacitar médicos, enfermeiros e paramédicos para o atendimento de crianças vítimas de trauma ou em situações agudas de saúde. “Desenvolvido e monitorado pela American Heart Association (AHA), a certificação PALS é oferecida por meio de atividades teóricas e práticas, garantindo que o profissional atue na prevenção do trauma, na ressuscitação cardiopulmonar precoce, bem como atue nos cuidados pós-ressuscitação cardiorrespiratória”, conclui Dr. Álvaro Truite.



As aulas do CANP – aprimoramento em nutrição pediátrica, irão abordar diversos aspectos da nutrição infantil, além de discussões de casos clínicos. “Traremos para a reflexão dos colegas temas como a avaliação nutricional, o aleitamento materno, a alimentação complementar, a obesidade, a desnutrição, a alimentação do prematuro e muitos outros assuntos de grande importância para o dia-dia do pediatra”, destaca Dr. Gilberto Gaspar, presidente do Congresso 2016.



Realizada pela Unimed Ribeirão Preto, o 1º Congresso e a 17ª Jornada de Pediatria Unimed acontecerão de 23 a 26 de novembro. É destaque no cenário médico brasileiro e conta com reconhecimento da Sociedade Brasileira de Pediatria, firmando-se a cada ano como principal evento científico da área do interior do país



Sobre a Unimed Ribeirão Preto



Referência em saúde para Ribeirão Preto e região, a Unimed Ribeirão Preto oferece aos seus clientes a melhor opção de qualidade de vida, com ética e uma visão humanizada. Fundada em 1971, a Unimed Ribeirão Preto conta com mais de 950 médicos cooperados e oferece aos clientes ampla estrutura de hospitais credenciados, prontos-atendimentos, laboratórios e ambulâncias, garantindo qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnósticos. Em abril, ao completar 45 anos de atividade, a Unimed Ribeirão Preto inaugurou seu Hospital próprio, voltado para a alta complexidade, que somará para a cidade 140 leitos clínicos e de UTI, com cinco salas cirúrgicas equipadas com a mais alta tecnologia para atendimentos complexos.





Home
Notícias