Unimed Ribeirão Preto participa do Projeto Parto Adequado



A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI) desenvolvem Programa Parto Adequado para incentivar a opção pelo parto normal em detrimento das cesáreas. A Unimed Ribeirão Preto é uma das operadoras de planos de saúde que aderiram a iniciativa.



Entretanto, consciente de seu papel na sociedade, a cooperativa, desde 2010, desenvolve medidas internas com enfoque no incentivo ao parto normal, que permitiu que o número de partos normais dobrasse desde a implantação dessas iniciativas internas.



O Projeto Parto Adequado conta com o apoio do Ministério da Saúde e reúne 42 hospitais e maternidades privados de todo o Brasil. A expectativa de resultados é muito positiva visto que, com a aplicação da metodologia do projeto, experiências anteriores registraram crescimento de partos normais de 20% para 55% e redução das admissões em UTI neonatal de 155 para 46 em cada 1.000 nascidos vivos.



“Acreditamos que a mudança no conceito será gradual e dependerá da mudança de comportamento da gestante e da estrutura de assistência hospitalar e entendemos que a resolução não pode interferir na vontade pessoal da paciente, bem como na avaliação e na conduta médica, que sempre visa o bem-estar e a saúde da mãe e do bebê. Temos que, acima de tudo, respeitar a decisão da gestante na escolha do seu parto”, ressalta o presidente da Unimed Ribeirão Preto, Dr. Álvaro Truite.



As gestantes que participam do programa interno da Unimed Ribeirão Preto recebem um cartão de identificação e orientações. Para facilitar a rotina dos obstetras e possibilitar que eles possam atender simultaneamente o consultório e dar assistência ao seguimento do parto no hospital, foi criado uma estrutura de plantão permanente e presencial atualmente com três obstetras de plantão.



Sobre a Unimed Ribeirão Preto



Referência em Ribeirão Preto e região, a Unimed Ribeirão Preto há 45 anos oferece à sociedade soluções em saúde e qualidade de vida de maneira ética e socialmente responsável. Com mais de 900 médicos cooperados, a Unimed Ribeirão Preto é parte do sistema de cooperativa médica mais bem sucedido do país. Por estar organizada em cooperativa, com foco no profissional de medicina, a Unimed proporciona uma relação médico paciente de alto padrão. Os clientes do Sistema Unimed do Brasil contam com uma estrutura com mais de 109 mil médicos, 3.097 hospitais credenciados, além de pronto-atendimentos, laboratórios, ambulâncias e hospitais próprios e credenciados para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementares.



Mais informações:

Assessoria de Imprensa Unimed Ribeirão Preto

Conceito Comunicação | (16) 3916-1902 | 3621-3252

Sonia Maggiotto – sonia@conceitocomunic.com.br

Marcela Barbin – marcela@conceitocomunic.com.br




Home
Notícias