Ciclo de Palestras Unimed 24 Horas recebe especialista em cefaleias



O palestrante Dr. Carlos Alberto Bordini com os diretores clínico e técnico do Unimed 24 Horas, Dr. Valdir Victor dos Santos e Dr. Ulisses Ramiro, respectivamente.



Com o tema Cefaleias e Emergência, o mestre e doutor em neurologia, membro da International Headache Society e Boads of trustes, Dr. Carlos Alberto Bordini participou do Ciclo de Palestras Unimed 24 Horas, que mensalmente reúne os profissionais do pronto-atendimento para uma atualização dos temas mais recorrentes no atendimento de urgência e emergência.



De acordo com o especialista, enxaquecas e cefaleias tensionais são, respectivamente, a terceira e a segunda causa de dor dos brasileiros e são as queixas mais comuns dentro dos consultórios e dos prontos-atendimentos. Bordini ressalta que a enxaqueca é um dos 200 tipos de cefaleia e a doença que mais causa transtornos à vida das pessoas. Na maioria das vezes, as cefaleias são benignas. Mas há um grande número de doenças que começam com dores de cabeça, como aneurismas, tumores e até mesmo a Aids.



“Ao longo de um ano, 20% das mulheres e 9,5% dos homens terão enxaquecas. Em Ribeirão Preto, isso representa mais ou menos dois ou três estádios do Santa Cruz lotados de pessoas com dores de cabeça. Hoje eu pretendo colaborar na arte de discernir quando a cefaleia pode ser algo que requer uma investigação mais agressiva”, explica Bordini.



O ciclo de palestras tem o objetivo de proporcionar uma reciclagem dos assuntos importantes que aparecem no dia a dia do plantão de urgência e emergência. “A dor de cabeça é uma das patologias mais recorrentes nas queixas dos pacientes. Por isso, é fundamental sabermos abordar da melhor forma esse tipo de sintoma, para oferecer o encaminhamento adequado para o caso”, comenta Dr. Valdir Vitor dos Santos, diretor clínico do Unimed 24 Horas.



Referência em Ribeirão Preto e região, a Unimed Ribeirão Preto há 44 anos oferece à sociedade soluções em saúde e qualidade de vida de maneira ética e socialmente responsável. Com mais de 900 médicos cooperados, a Unimed Ribeirão Preto é parte do sistema de cooperativa médica mais bem sucedido do país.



Mais informações:

Assessoria de Imprensa Unimed Ribeirão Preto

Conceito Comunicação | (16) 3515-0301

Sonia Maggiotto – sonia@conceitocomunic.com.br

Marcela Barbin – marcela@conceitocomunic.com.br




Home
Notícias