Criador do Agita São Paulo faz Palestra em Ribeirão Preto


Criador do Agita So Paulo faz Palestra em Ribeiro Preto

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 5,3 milhões de pessoas morrem todos os anos em decorrência da obesidade. Esta é uma doença cada vez mais presente entre crianças e adolescentes, que passaram a apresentar síndromes metabólicas antes presentes apenas em adultos. Obesidade Infantil será um dos temas discutidos na 14ª Jornada de Pediatria Unimed Ribeirão Preto, que acontece entre 28 e 30 de novembro, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, localizado na Rua Bernardino de Campos, 999 e contará com a presença de Dr. Victor Matsudo, criador do programa Agita São Paulo.


De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009, do IBGE, nos últimos 20 anos os casos de obesidade quadruplicaram entre crianças de 5 a 9 anos, chegando a 16,6% em meninos, e 11,8% em meninas. Para a pediatra Ada Dorina Maria Julia Longarini de Mello, presidente da edição 2014 da Jornada de Pediatria, é possível considerar a obesidade infantil como uma epidemia, tendo em vista o ritmo acelerado com que a patologia cresce.


Além do aumento do consumo de alimentos com alto valor calórico, evidências mostram que a inatividade física por parte das crianças e adolescentes também é um dos fatores que contribuem para o aumento da obesidade. Dr. Victor Matsudo, idealizador do programa Agita São Paulo, destaca que as crianças e adolescentes estão cada vez mais inativos, com brincadeiras em frente ao computador e a televisão.


“Vamos discutir com os pediatras ideias de como trabalhar com a criança e com o adolescente para combater a inatividade física, compartilhando nossa experiência com o Programa Agita São Paulo e o Agita Galera, que tem como objetivo a promoção de atividades que sensibilizem toda a comunidade sobre a importância de uma vida mais ativa”, esclarece Dr. Matsudo.


O acompanhamento sistemático do pediatra e hebiatra, médico responsável pelo acompanhamento de crianças e adolescentes até os 20 anos, é fundamental para o diagnóstico precoce da obesidade infantojuvenil e também para a orientação adequada dos pais e da própria criança. Desenvolver hábitos saudáveis em um mundo repleto de estímulos é um desafio diário. Além da obesidade infantil, os temas da 14ª Jornada de Pediatria da Unimed são abrangentes e permeiam toda a pediatria, buscando oferecer uma atualização completa para o médico participante. Epigenética , nutrologia infantil, vacina contra HPV são alguns dos assuntos abordados durantes as conferências e mesas redondas. Mais informações e inscrições pelo site: www.jornadas.unimedribeirao.com.br


Sobre a Unimed Ribeirão Preto


Referência em Ribeirão Preto e região, a Unimed Ribeirão Preto há 42 anos oferece à sociedade soluções em saúde e qualidade de vida de maneira ética e socialmente responsável. Com mais de 900 médicos cooperados, a Unimed Ribeirão Preto é parte do sistema de cooperativa médica mais bem sucedido do país.

Sobre o Agita São Paulo


A alta prevalência da inatividade Física na população do Estado de São Paulo no início da década de 90, particularmente entre grupos de baixo nível socioeconômico e subnutridos, indicava a necessidade de promoção da atividade física. Em 1995, o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS) começou a considerar como poderia contribuir com a promoção de atividade física. O Programa Agita São Paulo foi criado para combater o sedentarismo no Estado de São Paulo promovendo o nível de atividade física e o conhecimento dos benefícios de um estilo de vida ativa. O Agita São Paulo é o resultado de um convênio entre a
Secretaria de Estado da Saúde e o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul - CELAFISCS, em parcerias que hoje envolvem mais de 200 instituições governamentais, não governamentais e empresas privadas.




Home
Notícias