Espaço Cultural Pier Luigi Castelfranchi

O Espaço Cultural Unimed apresenta obras, todos os meses, de artistas de Ribeirão Preto e região.

História

Inaugurado em maio de 1994, o Espaço Cultural Pier Luigi Castelfranchi, da Unimed Ribeirão Preto oferece aos clientes e à população em geral, a oportunidade de apreciar obras de artistas da cidade e do país, além de resgatar fatos históricos de comunidades. O Espaço Cultural foi, por dois anos consecutivos, finalista no conceituado Prêmio ECO, o mais importante reconhecimento às ações de cidadania do país.

Espaço Cultural Unimed expõe "Treliças" pinturas de Toninho Gonçalves

O Espaço Cultural Pier Luigi Castelfranchi da Unimed Ribeirão apresenta, de 09 a 30 de novembro de 2012, a exposição “Treliças”, de Toninho Gonçalves. As obras que compõe a Mostra são pinturas de  traços grossos característicos que remetem às treliças de madeira dos biombos, das armações das construções, e dos suportes decorativos para diversos objetos. As telas retratam as formas de figuras humanas, animais e objetos e as relações entre si e com o espaço. Também lembram os vitrais, onde os fios de metal separam e ao mesmo tempo “seguram” os vidros coloridos. O resultado é uma espécie de quebra-cabeça visual em que formas e cores se encaixam e misturam fundo e figuras, criando assim imagens.

Toninho Gonçalves nasceu em Bento Quirino, município de São Simão, no interior de São Paulo. Cursou ilustração na Escola Panamericana de Arte, em São Paulo e desenho na Escola Massana de Artes e Ofícios, em Barcelona, na Espanha. Trabalhou como designer, diretor de arte e ilustrador para diversas editoras e agências de publicidade de São Paulo e Barcelona, onde viveu por 10 anos. O artista plástico já realizou ilustrações para a Editora Abril, Saraiva, Agência DPZ, W Brasil, Talent, J. W. Thompson, Folha de São Paulo, Jornal La Vanguardia, Revista Veja, Vogue, SENAC, Sadia, Nestlé, Revista Gráfica Internacional, entre outras.

O Espaço Cultural da Unimed Ribeirão foi inaugurado em maio de 1994 e desde então sediou centenas de exposições individuais e coletivas, consolidando-se como um importante espaço das artes de nossa cidade. A curadora do Espaço Cultural é a artista plástica Odila Martineli. Por dois anos consecutivos, o Espaço Cultural foi finalista do conceituado Premio ECO, concedido pela AMCHAM – Câmara Americana do Comércio. O Espaço Cultural Unimed vem ao encontro dos preceitos do cooperativismo, e em breve mudará para o prédio do NAS - Núcleo de Atenção à Saúde, localizado anexo a UNAERP.